Outubro já é conhecido como o mês da conscientização mundial contra o câncer de mama, que infelizmente, não acomete só os humanos, sendo também um dos principais tumores no mundo pet. Mas você sabia que em outubro também se comemora o dia Mundial da Alimentação?
E o que uma coisa tem a ver com a outra? ABSOLUTAMENTE TUDO !
De acordo com estudos do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o tumor mamário é o tipo de neoplasia mais comum em cadelas e o terceiro tipo mais frequente em gatas. O CFMV relata que 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem tumores nas mamas, sendo cerca de 85% dos casos diagnosticados tumores malignos.
Veterinários defendem que a causa do tumor está ligada não só ao uso excessivo de medicamentos, como também a obesidade e a alimentação não balanceada. A obesidade por si só já é uma doença séria, e ela também pode contribuir no surgimento de tumores na região das mamas das cadelas.
A prevenção de qualquer tipo de tumor no seu pet está diretamente associada ao estilo de vida dele, isso porque há estudos que mostram que é possível silenciar genes relacionados ao desenvolvimento de doenças, e a alimentação natural é forte aliada nisso tudo.
Grande parte das rações oferecidas no mercado é baseada em soja, por isso concentram grandes quantidades de fitoestrógenos, elevados o bastante para interferir na saúde hormonal do seu pet.
A boa notícia é que temos ao nosso alcance uma lista de alimentos que podem auxiliar na prevenção e tratamentos de várias outras doenças também, além do câncer, e eles podem ser inseridos facilmente na rotina do seu pet como petiscos ou incluso nas refeições.
Mas é importante frisar que, a oferta diária de petiscos não pode ultrapassar 10% da porção diária de alimentos, pois, como vimos anteriormente, o sobrepeso pode influenciar no aparecimento de tumores.
Além disso, há de se ter um cuidado com as frutas, pois não devem ser oferecidas exageradamente tão próximas às refeições, o excesso de fibras pode atrapalhar na absorção das proteínas.
Segundo o livro “Chow: Simple Ways to Share the Foods You Love with the Dogs You Love” (em português “Maneiras Simples de Compartilhar os Alimentos que Você Ama com os Cachorros que você Ama”) são fortes aliados a saúde dos nossos pets:
· Maçã
É rica em fibras do tipo solúvel, que “envolvem” as moléculas de gordura, ajudando a proteger veias e artérias. É um alimento antiangiogênico, faz as células cancerígenas morrerem de fome, com índice de resposta de 60% em cachorros.
· Também são alimentos antiangiogênicos: Cereja, Abóbora, Salsa
· Banana
Banana contém antioxidantes que ajudam na redução do risco de câncer e doenças cardíacas.
· Mix de vegetais
Brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor e repolho contém glucosinolatos, que ajudam a eliminar células potencialmente cancerígenas do corpo, cuidando para que células normais não se transformem em cancerígenas. Além disso, a couve flor também tem sulforafano, que auxilia o fígado a produzir enzimas anticarcinogênicas. O pimentão vermelho contém xantofilas, que tem propriedades anti-cancerígenas e fortalece o sistema imunológico.
· Alecrim
O alecrim contém ácido rosmarínico, que é usado no tratamento de úlceras gástricas, artrite, câncer e asma.
Todos esses ingredientes são distribuídos de forma harmoniosa e balanceada nas dietas produzidas pela Natural Pet, trazendo uma alimentação saudável e equilibrada para o seu melhor amigo.
Além da alimentação, outro fator de grande ajuda à saúde do seu pet e à prevenção ao câncer é a prática de atividades físicas.
A prática regular de exercícios eleva as taxas de antioxidantes produzidos pelo próprio organismo e proporciona níveis menores de insulina e glicoses circulantes, consequentemente, diminui o risco de câncer. Associado ao benefício físico, movimentar-se também reduz consideravelmente o estresse do animal – fator que deprime o sistema imunológico e enche o fígado de açúcar.
Outro forte aliado a prevenção dos tumores mamários em pets é a castração. Além de reduzir consideravelmente o risco, a castração ainda pode evitar o desenvolvimento de infecção uterina e cânceres de ovário e útero.
Os sintomas do câncer de mama em pets podem variar, mas segundo os veterinários, os mais comuns são: dor, feridas, falta de apetite, vômitos, desânimo, nódulos e inchaço nas mamas.
É importante manter os exames do seu pet sempre em dia, pois quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais fácil torna-se o tratamento. A prevenção é o melhor tratamento que existe!
Comentarios